presal

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO DO PRÉ-SAL

Informações de atividades do setor Petrolífero, Pré-Sal, Gás.

Derivados  Energia  Exploração  Integradores  Logística  Petróleo  Processamento  Prospecção

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

A exploração de depósitos de petróleo com interesse comercial depende da existência de rochas sedimentares no subsolo ou rochas impermeáveis com espaços vazios. A exploração pressupõe uma investigação de regiões com tais características, o que é feito a partir do estudo do relevo da região, de estudos geológicos da superfície e de processos geofísicos. A perfuração, em função do tipo de solo, é programada para profundidades que variam de 800 a 5000 m e é feita com o auxílio de brocas de tungstênio ou diamante para rochas muito duras, ou brocas de dentes ou lâminas para rochas menos resistentes. Quando a perfuração é feita no mar, na chamada plataforma continental, utilizam-se plataformas de aço ou navios-sonda. Essa plataformas atingem 150 m ou mais de comprimento e sua altura pode ser regulada por complexos sistemas elétricos e hidráulicos, podendo ser rebocadas e colocadas na posição adequada. 

As reservas de pré-sal estão entre 5 mil e 7 mil metros abaixo do nível do mar. Ele é encontrado em bolsões, numa mistura de petróleo, água e gás. A plataforma faz a separação e armazenagem e o petróleo é retirado para o continente através de navios ou dutos submarinos. Veja nas imagens abaixo como funciona e o mapa das disponibilidades de campos para futuros leilões do pré-sal. 

No 1º leilão do Pré-sal do Campo de Libra, foram habilitadas 11 empresas para participar:
CNOOC International Ltd - China
CNPC China National Petroleum Corporation - China
Ecopetrol - Colômbia
Mitsui & Co - Japão
Petrogal - Portugal
Petronas - Malásia
Repsol-Sinopec - Hispano-Chinesa
Shell - Anglo-Holandesa
Total - França
Petrobras - Brasil
Foi formado um consórcio com a Petrobrás 40%, Shell 20%, Total  20%, CNOOC+CNPC 20%. O consórcio ganhador pagará como bonus inicial R$ 15 bilhões ao Governo e entregará 41,65% do óleo excedente dos custos de perfuração.

presal
presal

Links recomendados: Cursos, Educação, EletrônicaGenealogia, Informática, Petróleo, Restaurante, Solidariedade, Teatro